Nosso Senhor Jesus Cristo desceu do céu e se fez um de nós para revelar o amor e a misericórdia de Deus. Os quatro Evangelhos relatam abundantemente fatos em que Jesus se revela misericordioso. Porém, como se não bastasse, e como a humanidade tem dificuldade para crer na misericórdia de Deus, Jesus Misericordioso se revelou recentemente, no Século XX, a Santa Faustina Kowalska. Essas revelações são reconhecidas pela Igreja e trazem esperança na misericórdia de Deus mas, também, responsabilidade sobre nossos atos.
Até final de 2006, a Paróquia Imaculada Conceição era formada por quatro comunidades: Imaculada Conceição (Matriz), na Rua Albano Schmidt; Santa Luzia, na Rua Alcântara; Sagrada Família, na Rua das Violetas e a Nossa Senhora de Guadalupe, na Rua Doutor Emílio Petry.
A comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, fundada na época do Pe. Gilberto, estava em um terreno que pertencia à Prefeitura de Joinville e estava sob permissão de uso.
No dia 26 de fevereiro, em uma reunião do Conselho de Pastoral Comunitário (CPC), da comunidade Sagrada Família, Pe. Ivanor expôs sobre a devoção a Divina Misericórdia e falou da aparição à Irmã Santa Faustina, em 22 de fevereiro de 1930, na Polônia.
O padre também comentou sobre a unificação das comunidades Sagrada Família e Nossa Senhora de Guadalupe. Segundo ele, a prefeitura reclamava o terreno desta última. As duas se fundiriam e formariam a comunidade Jesus Misericordioso adotando a nova devoção.
Houve resistência de fiéis de ambas as comunidades. Além disso, a festa da Divina Misericórdia já era realizada na comunidade Santa Luzia, que foi convencida a ceder esta celebração à nova comunidade (cf. L. Ata Comunidade Jesus Misericordioso de 26/02/2007).
Com a unificação das duas comunidades e a criação da Comunidade Jesus Misericordioso, no dia 26 de fevereiro de 2007, foi definido o CPC que ficou composto pelas seguintes lideranças:
Coordenação: Afonso Kuskovki
Vice: Jean/Edna
Tesoureiro: Marcos
Secretaria/Comissão: Edna
Conselheiro: Maria Lúcia e Antônio
Conselheiro: Joacir
Catequista 1ª Eucaristia: Luli
Música: Marcia
Coroinhas/Acólitos: Edna
Mil Ave Marias: Lucia e Afonso
Dízimo: Dione
Limpeza: Michele
Liturgia: Maria Lúcia
Ministros: Marcos
Ornamentação: Lucia
Pascom: Luli
Patrimônio: Alisson
Secretária: Simone
Terço da Misericórdia: Valdete
A comunidade está localizada hoje na Rua das Violetas. Em 2012 contou com a criação de um moderno projeto criado pelo Pe. Otávio Antunes, o qual não foi possível de se concretizar ainda devido às leis de zoneamento do município presentes na Lei de Ordenamento Territorial (LOT), que permitem apenas 350m² na região.
Coordenação – Afonso
Vice-cordenação – Jean e Edna
Tesoureiro – Marcos
Secretaria/Comissão – Edna
Conselheiro – Luiz e Eliane
Conselheiro – Marcos
Catequista 1ª Eucaristía – Luli
Crisma –
Música – Márcia
Coroinhas e Acólitos – Edna
Orações das Mil Ave Marias – Valdete
Dízimo – Dione
GBR Setor Sagrada Família – Sonia
Limpeza – Michele
Liturgia – Maria Lúcia
Ministros – Marcos
Ornamentação – Lucia
Pascom – Luli
Patrimônio – Terezinha
Secretária – Juciara
Som – Marcos
Terço da Misericórdia – Valdete